Salmo 37:1 "Não te indignes..." (ARC 2009)
Não entre numa discussão perigosa sobre as coisas. Se alguma vez uma discussão fosse justificada, foi com certeza nas circunstâncias descritas no Salmo. Malfeitores andavam com vestidos de púrpura e linho fino, e passeavam suntuosamente todos os dias. "Os que praticam a iniquidade" estavam subindo para os lugares supremos do poder, e foram tiranizar seus irmãos menos afortunados. Homens e mulheres pecadores estavam na terra com orgulho de vida e aquecendo-se na luz e conforto de grande prosperidade e bons homens estavam a tornar-se ansiosos e irritáveis.
"Não te indignes". Não fique excessivamente nervoso! Mantem a calma! Mesmo por uma boa causa, o mau génio não é bom conselheiro. A indignação apenas aquece a discussão; não faz acalmar. Não é nenhuma ajuda para um comboio parar, os eixos ficarem quentes; o calor é apenas um obstáculo. Quando os eixos aquecem, é por causa de atritos desnecessários; superfícies secas estão moendo juntas que devem ser mantidas em cooperação suave por uma almofada delicada de óleo.
E não é um fato sugestivo de que esta palavra "indignação" está muito próxima à palavra "atrito", e é uma indicação de ausência do óleo da unção da graça de Deus? A indignação é como um pouco de atrito que começa a moer os rolamentos - uma ligeira deceção, alguma ingratidão, alguma descortesia - e o bom funcionamento da vida é afetado. O atrito gera calor; e com o calor, são criadas condições mais perigosas.
Não deixe que os seus rolamentos fiquem quentes. Deixe que o óleo do Senhor o guarde da indignação atritosa, para evitar que, em virtude de um calor profano, possa ser contado entre os que praticam a iniquidade.
--A Silver Lining
Sem comentários:
Enviar um comentário