terça-feira, 24 de março de 2015

Gênesis 32:9,11

Gênesis 32:9,11 "9Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;...11Livra-me, rogo-te,..."

Há muitos sintomas saudáveis nesta oração. Em alguns aspetos, ela pode servir como um molde no qual os nossos espíritos podem derramar-se, quando derretidos na fornalha ardente da tristeza.

Jacó começou citando a promessa de Deus: "Tu disseste". Ele fez isso duas vezes (9 e 12). Ah, ele sabe que Deus tem poder, então! Deus coloca-se mais ao nosso alcance com as suas promessas; e quando podemos dizer-lhe: "Tu disseste:" Ele não pode dizer não. Ele vai fazer o que disse.

Se Jacó era tão especial, por causa do seu juramento, como não vai ser o nosso Deus? Certifique-se em oração, de firmar bem os seus pés numa promessa; ela vai dar-lhe força suficiente para abrir as portas do céu, e alcançar o que Deus tem para si.


--Practical Portions for the Prayer-life

1 Crônicas 26:27

1 Crônicas 26:27 "Eles consagravam parte dos despojos tomados em combate para a manutenção do templo do Senhor. "

A força física é armazenada nas entranhas da terra, nas minas de carvão, que se formaram com o calor ardente que queimou grandes florestas em tempos antigos; e também a força espiritual é armazenada nas profundezas do nosso ser, através da própria dor, que não podemos compreender.
Um dia, veremos que os despojos que ganhámos das nossas provas servem apenas para nos tornarmos "Grandes corações" e guiarmos os outros a triunfar pelas provas, no caminho que fazemos para a cidade do Rei. Nunca nos esqueçamos de que ao ajudar outras pessoas fazemos um  ato de sofrimento vitorioso. Lamentações e murmuração nunca fizeram nada de bom.
Paulo não carregava um cemitério com ele, mas um coro de louvor vitoria; e quanto maior a prova, mais confiava e se regozijava, gritando desde o altar do sacrifício. Ele disse: "Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês."

Senhor, neste dia, faz com que possa tirar força de tudo o que vem à minha vida!

--Days of Heaven upon Earth

domingo, 22 de março de 2015

Atos 7:30-34

Atos, 7:30. "E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor, no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo de um sarçal.
31. Então, Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor,
32. dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar.
33. E disse-lhe o Senhor: Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
34. Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito."

Essa foi uma longa espera, em preparação para uma grande missão. Quando Deus atrasa a resposta, Ele não está inativo. Ele está a preparar os Seus instrumentos, Ele está s amadurecer os nossos poderes; e, no momento aprazado, levanta-los-a com força suficiente para a nossa tarefa. Mesmo Jesus de Nazaré tinha trinta anos de vida privada, crescendo em sabedoria, antes de começar a Sua obra. --Dr. Jowett

sábado, 21 de março de 2015

2 Corintios 6:10

2 Coríntios, 6:10 "como contristados, mas sempre alegres;..."

O austero despreza derramar uma lágrima; o cristão não está proibido de chorar. A alma pode ficar muda com dor excessiva, como tesoura do tosquiador a passar sobre a carne trémula; ou, quando o coração está a ponto de quebrar abaixo das consecutivas vagas da tribulação, o aflito pode procurar alívio clamando com grande voz. Mas há algo ainda melhor.
Dizem que fontes de água doce e  fresca surgem bem no meio das aguas salgadas; que as flores alpinas mais belas florescem nas mais selvagens e escarpadas montanhas; que os salmos mais nobres vieram do resultado da agonia mais profunda.
Que assim seja. E assim, em meio a provas múltiplas, as almas que amam a Deus vão encontrar razões para grande de alegria. Embora sob provações intensas, a canção do Senhor será ouvida bem alto durante a noite. E é possível na hora mais escura que alguma vez varreu uma vida humana bendizer a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Já aprendeu essa lição? Não só simplesmente aguentar a vontade de Deus, nem só escolhê-la; mas a alegrar-se nela com alegria indescritível e cheia de glória. --Tried as by fire.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Isaías 41:14-15

"Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor,
seu Redentor, o Santo de Israel. “Veja, eu o tornarei um debulhador novo e cortante, com muitos dentes. Você debulhará os montes e os esmagará, e reduzirá as colinas a palha." Isaías 41:14-15 (NVI-PT)


Podem duas coisas ser de maior contraste do que um verme e um instrumento com dentes? O verme é delicado, ferido por pedras, esmagado sob a roda que passa; um instrumento com dentes quebra e não é quebrado; ele pode gravar a sua marca sobre a rocha. E o poderoso Deus pode converter um no outro. Ele pode pegar num homem ou numa nação, que tem toda a impotência do verme, e pelo fortalecimento do Seu próprio Espírito, Ele pode dota-lo com força para que uma marca nobre seja deixada sobre a história do tempo.

E assim o "verme" pode ganhar força. O poderoso Deus pode nos tornar mais fortes do que as nossas circunstâncias. Ele pode dobra-las para o nosso bem. Na força de Deus, podemos fazê-las prestar homenagem às nossas almas. Podemos até tomar posse de uma grande deceção, quebrá-la para a abrir, e extrair uma jóia da graça. Quando Deus nos dá força como o ferro, podemos passar por dificuldades como partes de ferro cortam através do solo mais resistente. "Eu o tornarei...", diz o Senhor, será que não vai fazê-lo?
-Dr. Jowett

quarta-feira, 11 de março de 2015

Salmo 55:6

Salmos, 55:6 . "Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. "

Pesos esmagadores parecem dar asas aos cristãos. Parece uma contradição, mas é uma verdade abençoada. David ao passar por uma experiência amarga gritou: "Oh, quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso "(Sl 55: 6.). Mas antes de ele terminar esta meditação ele parece ter percebido que o seu desejo de asas foi realizado. Pois ele diz: "Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá".
A palavra "cuidado" é traduzida da Bíblia como se fosse os encargos dos santos que são dados por Deus "que ele (Jeová) te deu."; eles levaram-no a "esperar no Senhor", e quando isso é feito, com confiança, o "cuidado" é metamorfoseado num par de asas, e aquele que estava carregado "monta-se com asas como águias. - Sunday school times.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Gênesis, 41:16

Gênesis, 41:16 " E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. "

Comentário clássico

E respondeu José a Faraó, dizendo: [isso] não [está] em mim

Isto expressa a sua grande modéstia, que ele não reivindicou tal habilidade e sabedoria como seu próprio; declarar, em vez disso, que ele não tinha esse poder e habilidades em e de si mesmo para interpretar os sonhos; o que ele tinha era um dom de Deus, e totalmente dependia a sua influência, e da revelação que ele quis fazer com ele sobre essas coisas.

Deus dará resposta de paz a Faraó.

Tal resposta à solicitação da interpretação do sonho de faraó vai trazer pleno contentamento e fazer a sua mente ficar tranquila e descansada, e deve transmitir-lhe o bem-estar dele e do seu reino. Alguns traduzem as palavras como uma oração ou um desejo: "Que Deus dê Faraó"; como se ele se dirigisse a Deus, que lhe daria o prazer conhecer-lhe a interpretação do sonho para a satisfação de Faraó, mas o outro sentido parece melhor, que expressa a sua fé em Deus, que ele iria fazê-lo, e a quem a glória deve ser atribuída, e não a si mesmo.

(Adaptado de John Gill exposição da Bíblia , Gênesis 41 ).

Um pensamento para manter

Quais são os dons com que Deus o tem abençoado? Quando os outros o cumprimentam ou pedem a sua ajuda, você aponta para Ele como a fonte e o provedor daqueles dons?

1 Crónicas, 17:23,24

1 Crónicas, 17:23,24 "Agora, pois, Senhor, a palavra que falaste de teu servo e acerca da sua casa, seja certa para sempre; e faze como falaste. Confirme-se com efeito, e que o teu nome se engrandeça para sempre, e diga-se: O Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel, é Deus para Israel; e fique firme diante de ti a casa de Davi, teu servo. "

Esta é a fase mais abençoada da verdadeira oração. Muitas vezes pedimos coisas que não são absolutamente prometidas. Não temos certeza, pois, até que tenhamos perseverado por algum tempo se as nossas petições estão na linha do propósito de Deus ou não. Há outras ocasiões, e na vida de David esta foi uma, quando estamos plenamente convencidos de que o que nós pedimos é de acordo com a vontade de Deus. Sentimo-nos levados a assumir e defender alguma promessa a partir de uma página das Escrituras, sob a impressão especial que contém uma mensagem para nós. Nesses momentos, em confiante fé , nós dizemos: "Faz como falaste". Não há nenhuma posição mais bonita, forte, ou segura, do que colocar o dedo sobre alguma promessa da palavra divina, e reivindicá-lo. Não há necessidade de angústia, ou luta, ou combate; nós simplesmente apresentamos o cheque e pedi-mos o dinheiro, reproduzimos a promessa, e reivindicamos o seu cumprimento; nem pode haver qualquer dúvida quanto à questão. A oração teria muito mais interesse, se fôssemos mais objetivos. É muito melhor reivindicar algumas coisas objetivamente que uma vintena delas divagante. FB Meyer

sábado, 7 de março de 2015

2 Coríntios 7:5

2 Coríntios 7:5 "Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes, em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. " (ARC2009)

Por que Deus tem para nos conduzir assim, e permitir que a pressão seja tão dura e constante? Bem, em primeiro lugar, ele mostra a sua força e graça muito melhor do que se estivéssemos isentos de pressão e de provas. "O tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não nossa."
Faz-nos mais conscientes de nossa dependência d'Ele. Deus está constantemente a tentar ensinar-nos a nossa dependência, a necessidade de nos manter absolutamente nas suas mãos e sob seus cuidados.
Este era o lugar onde o próprio Jesus ficou e onde Ele quer que nos estejamos, não com força auto-constituída, mas com uma mão sempre encostada à sua, e uma confiança que não se atreve a dar um passo sozinha. Ensina-nos confiança.
Não há nenhuma maneira de aprender a ter fé a não ser por provas. Só na "Escola de fé" de Deus, e é muito melhor para nós para aprender a confiar em Deus do que tentarmos aproveitar a vida sem Ele.
A lição de fé, uma vez aprendida, é uma aquisição e uma fortuna eterna ; e sem confiança n'Ele  mesmo tendo riquezas nesta vida vamos ficar sempre mais pobres.- Days of Heaven upon Earth

Lucas 24:21

Lucas 24:21"E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. " (NTLH 2000)


Eu sempre me senti tão triste porque, ao seguirem para Emaús, os discípulos não disseram a Jesus: "nossa esperança ainda é que seja Ele..." em vez de "nossa esperança era que fosse Ele...". Isto é tão triste, algo que já tinha terminado.

Se eles tivessem dito: "Tudo é contra a nossa esperança; parece que a nossa confiança era em vão, mas não desistimos; acreditamos que vamos vê-Lo novamente". Mas não, eles caminharam ao seu lado, a declarar a sua fé perdida, e Ele teve de dizer-lhes:" Ó néscios, e tardos de coração para crer!"

Não temos nós hoje o mesmo perigo de ouvir estas palavras? Até nos podemos dar ao luxo de perder tudo e mais alguma coisa, desde que não perdamos a nossa fé no Deus da verdade e do amor.

Nunca devemos nos colocar a nossa fé, como esses discípulos fizeram, no passado - " nossa esperança era..." Mas vamos sempre dizer: "nossa esperança ainda é..."
-Crumbs

quinta-feira, 5 de março de 2015

1 Coríntios 11:28

1 Coríntios, 11:28 " Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." (ARC2009)

Falar sozinho nem sempre é uma loucura. Na verdade, muitas vezes é francamente essencial à saúde mental. Tornar-se fluente em diálogo interno positivo, saudável, verdadeiro, e saturado das escrituras deve ser uma prioridade para todos nós. Falar sozinho é uma  habilidade  importante da vida que requer prática, consideração cuidadosa, e perseverança.
O Novo Testamento nos exorta a "fixar a mente nas coisas do alto" ( Colossenses 3: 2 ), para "pensar sobre" coisas que são "verdadeiras ... nobre ... boas ... puras ... lindas ... admiráveis ... excelentes ou dignas de louvor" ( Filipenses 4: 8 ), e de "considerar" certas verdades sobre nós mesmos que podemos não querer acreditar (ver Romanos 6:11 ). As advertências do Antigo Testamento para meditar sobre a palavra de Deus (por exemplo, Salmos 1: 2 ) requerem muito mais foco momento-a-momento do que apenas uma leitura diária da Bíblia por alguns minutos.
Em certos momentos (quando lutamos com dor implacável, encontramos perseguição, lutamos com a dúvida, ou várias outras tentações), a necessidade de um diálogo interno persistente sobe para o nível de urgência. Nós temos que ganhar argumentos com nós mesmos, porque as alternativas podem espiralar em direções terrivelmente destrutivas.
Recentemente, encontrei um útil (e bastante bem-humorado) diálogo interno que CS Lewis escreveu. É um dos quatro "esboços" encontrados em "God in the Dock", uma coleção de escritos de Lewis sobre teologia e ética. Aparentemente, este pequeno parágrafo apareceu na revista de uma igreja. Mas é de se perguntar se Lewis poderia ter feito experiências com um folheto que com potencial para ser expandido num livro inteiro cheio de tais conversas internas. Em alguns aspectos, a obra mais completa poderia ter provado ser tão útil na manipulação de lutas internas como "The screwtape letters"foi para lidar com ataques externos do nosso adversário.
Alguma vez se encontrou na necessidade de fazer o tipo de conversa interna igual á que Lewis escreve a seguir?
"Estás sempre a arrastar-me para baixo", disse eu para o meu corpo. 'Arrastar-te para baixo! " respondeu o meu corpo. "Bem, eu gosto disso! Quem me ensinou a gostar de tabaco e de álcool? Tu, é claro, com a tua ideia adolescente idiota de ser "adulto". Meu paladar detestou tanto na primeira vez, mas tu levas-te a tua avante. Quem pôs um fim a todos aqueles pensamentos de raiva e de vingança ontem à noite? Eu, é claro, ao insistir em ir dormir. Quem faz o seu melhor para evitar falar demais e comer muito, dando-te dores de garganta e de cabeça secas e indigestão? Hã? ' "E sobre sexo?" . Eu disse 'Sim, o que é que tem ?' retorquiu o Corpo. "Se tu e a tua imaginação miserável me deixassem em paz Eu nunca daria problemas. Ponha a alma em tudo; das-me ordens e, em seguida, culpas-me por realizá-las. '
Certamente o tom dessas conversas vai variar, dependendo do temperamento. Mas nenhum de nós está isento da necessidade de alguma forma de mudança.
Claro, se você preferir fazer isso em voz alta, eu recomendo cuidado criterioso na escolha do local.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Hebreus 6:12

Hebreus 6:12 " para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas."(ARC2009)
Eles (heróis da fé) estão a chamar por nós a partir dos lugares altos que eles ganharam, e a dizer-nos que o que o homem já fez, pode fazer de novamente. Não só nos lembram da necessidade de fé, mas também de que a paciência, por que a fé tem a sua obra perfeita. Devemos temer deixar as mãos do nosso Guia celestial ou perder uma única lição de Sua disciplina amorosa pelo desânimo ou dúvida.
"Há apenas uma coisa", disse um ferreiro da vila ", que eu temo, e que é para ser atirado para o monte de sucata." Quando estou a temperar um bocado de aço, primeiro bato-o, martelo-lo, e então, de repente mergulho-o num balde de água fria. Muito rapidamente descubro se ele toma tempera ou se parte em  peças no processo. Quando eu descobrir depois de um ou dois testes que ele não vai deixar-se temperado, eu atiro-o para a lata do lixo e vendo-o por um centavo de libra quando o homem da sucata passa por aí.
"Então, acho que o Senhor me prova, também, pelo fogo e pela água e golpes pesados ​​do Seu pesado martelo, e se eu não estou disposto a resistir ao teste, ou não provar um assunto adequado para o Seu processo de têmpera, eu tenho medo de que Ele me atire para o monte da sucata. "
Quando o fogo é mais quente, continue a resistir, pois haverá um "depois" abençoado; e como Jó, vai ser capaz de dizer: "...provando-me ele, sairei como o ouro." Job 23:10--Selected in Streams in the desert

terça-feira, 3 de março de 2015

Marcos 9:29

Marcos 9:26a " O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu." (NVI-PT)

O mal nunca renuncia à sua presa sem uma luta inflamada. Nós nunca vamos passar por qualquer experiência espiritual com momentos deliciosos de um piquenique, mas sempre através das contendas sombrias do campo de batalha. É assim que acontece no reino secreto da alma. Cada faculdade que ganha sua liberdade espiritual fá-lo com preço de sangue. O destruidor não é expulso por um pedido cortês; ele atravessa-se por todo o caminho, e o nosso progresso tem que ser marcado por sangue e lágrimas. É preciso lembrarmo-nos disto ou vamos adicionar a todos os outros encargos da vida a ousadia de uma má interpretação. Nós não "nascemos de novo" em viveiros macios e protegidos, mas em campo aberto onde tiramos força do terror da tempestade. " pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." Atos 14:22 (ACF)
--Dr. J. H. Jowett

segunda-feira, 2 de março de 2015

Exodo 34:2,3

Êxodo 34:2,3 "  Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim. Ninguém poderá ir com você nem ficar em lugar algum do monte;..." (NVI-PT)

A turno da manhã é essencial. Você não deve enfrentar o dia até que você tenha estado com Deus, nem olhar para o rosto de outras pessoas até que tenha olhado o DeleE não pode esperar ser vitorioso, se começa o dia apenas na sua própria força.

Enfrente o trabalho de todos os dias com a influência de alguns momentos de silêncio, pensativos com o seu coração e Deus. Não se encontre com outras pessoas, mesmo aquelas da sua própria casa, até se encontrar primeiramente com o grande convidado e companheiro honrado da sua vida - Jesus Cristo.

Encontre-se com Ele somente. Encontre-se com Ele regularmente. Encontre-o com seu livro de conselhos aberto diante de si; e encare os  deveres regulares e irregulares de cada dia com a influência da Sua personalidade a controlar totalmente todos os seus atos.


--in "Streams in the desert"

domingo, 1 de março de 2015

Eclesiastes 7:13

"Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto? " Eclesiastes 7:13 (ARC)

Muitas vezes Deus parece colocar seus filhos em posições de profunda dificuldade, levando-os para uma cunha a partir do qual não há escapatória; maquinando uma situação que nenhum julgamento humano teria permitido, se tivesse sido previamente consultado. A própria nuvem guia-os para lá. Você pode estar envolvido assim nesta mesma hora.
Parece desconcertante e muito grave até o último grau, mas é perfeitamente certo. A questão vai mais do que justificar Aquele que o trouxe até ela. É uma plataforma para a exibição da Sua graça sem igual e poder.
Ele não só vai livrá-lo; mas ao fazê-lo, Ele vai ensinar-lhe algo que você nunca vai esquecer, e para a qual, em muitos salmos e cânticos, em dias posteriores, você cantará. E  nunca será capaz de agradecer a Deus por ter feito exatamente como fez. -- in "Streams in the desert" --

Genesis 8:9-11

"A pomba, porém, não achou repouso para a planta de seu pé e voltou a ele para a arca; ... E a pomba voltou a ele sobre a tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico ... " Gênesis, 8:9-11

Deus sabe exatamente quando reter em nós qualquer sinal visível de incentivo, e quando nos conceder esse sinal. Como é bom podermos confiar nele de qualquer maneira! Quando todas as evidências visíveis de que Ele se lembra de nós são retidas, é o melhor; Ele quer que percebamos que a Sua Palavra, Sua promessa de lembrança, é mais substancial e confiável do que qualquer evidência de nossos sentidos. Quando Ele envia a evidência visível, que é boa também; agradecemos ainda mais se confiarmos nele sem elas. Aqueles que estão mais dispostos a confiar em Deus, sem elementos de prova que a Sua Palavra não falha, recebem o maior número de evidências visíveis do Seu amor.
--CG Trumbull